quinta-feira, março 01, 2007

Fomos nós todos que esquartejamos o João Hélio. - Luiz Alberto Monteiro

Fomos nós todos que esquartejamos o João Hélio.

A indignação é tanta com a brutalidade que aconteceu que cada vez que lembro, me vem lagrimas nos olhos e choro. Não consegui até agora acreditar em tamanha brutalidade, desprezo pela vida, em tamanha banalização da crueldade como se as crueldades que lemos todos os dias nos jornais fossem meros dissabores do cotidiano.
Não sei nem dizer qual o tamanho da minha raiva, ódio, vontade de matar os responsáveis por tamanha loucura. Mas quem são os responsáveis?
Ouvi pouca ou nenhuma indignação dos responsáveis por esse país de merda. Ouvi com igual raiva e desprezo o que os responsáveis por esse país falaram da tragédia.
O governador do Rio, Sergio Cabral, prontamente se indignou e jogou no ar a proposta que baixar a maioridade penal e ter legislação diferenciada por estado.
Mas como é possível ouvir isso e não lembrar que ele foi deputado, senador, e outros tantos cargos eleito pelo povo e nada fez no sentido de minimizar a tragédia que vemos todos os dias virarem meros dissabores do cotidiano.
Mas como é possível ouvir isso de uma autoridade e imaginar que no mínimo ela deveria saber que essa proposta é inviável dentro da legislação e constituição brasileiras. Será que o governador do estado, não sabe disso? E se sabe falou essa bobagem por quê? Pra fazer média com a opinião pública?
Qual o projeto de lei, proposta, movimento ou que nome queira se dar, que ele fez ao longo de toda sua vida publica no sentido de prevenir essa tragédia. ? Talvez nos últimos anos como senador a obra mais notável que fez foi fazer um conchavo com o casal Garotinho pra se eleger governador do Rio.
Ouvi de um juiz que, numa entrevista disse, que o menor daqui a 2/3 anos estaria em liberdade, e os outros mesmo que fossem condenados à pena máxima, estariam em liberdade em no máximo 10/15 anos, com as regras de redução da pena em função da legislação existente. Alias os crimes hediondos também foram igualados aos crimes de menor impacto nas regras de redução da pena.
Isso é que os deputados e senadores fizeram para diminuir essa loucura coletiva em que estamos.
Acho que o desprezo pela vida dos bandidos que fizeram isso é o mesmo desprezo dessas pessoas que emitem essas opiniões.
Existem dentro do congresso dezenas de propostas de atualização do código penal, dos ritos jurídicos na tramitação de processo há anos!!!!! Anos!!!! E nada absolutamente nada anda. Por quê?
Eu me permito dizer que esse país de merda merece os políticos que tem, basta ver as figuras que foram eleitas para o congresso nessa última eleição.
Quanto do orçamento nos últimos anos em qualquer esfera (federal, estadual e municipal) foi remanejado nos últimos 40 anos para a educação, saúde e infra-estrutura dessa massa de seres humanos miseráveis e sem nenhuma perspectiva de vida para eles e seus filhos, que se formou em volta das grandes cidades.
Que se espera dessa enorme população de excluídos a não ser a loucura do desprezo por tudo que esta em volta. Eles é que tem culpa?
Que se espera dessa massa de seres humanos se quem prove rendimento para a sua sobrevivência é o trafico de drogas, o delito de toda natureza.
Que se espera dessa massa de seres humanos se a única coisa que eles tem de bom é nada absolutamente nada, se seus filhos que tentam ser honestos e trabalhadores levam bordoada da policia, são mortos sem nenhuma razão, e da vida não vêem nenhuma perspectiva de melhora. O crime que eles cometeram foi de serem pobres, e morarem nas favelas.
Não encontro razão nenhuma pra olhar essa massa de seres humanos e ter esperança.
Sempre achei que uma boa arma pra se lutar era a arma do voto e ensinava isso aos que de mim dependiam.
Hoje não tenho coragem pra desmentir isso, mas tenho menos ainda pra falar da mesma forma.
Estou sem esperança de que não vá ver crueldade maior.
Qual é maior? No ano passado bandidos de dentro do presídio ordenaram a matança de pessoas incendiando ônibus, o que foi feito? Hoje os bandidos continuam mandando de dentro dos presídios. É triste, muito triste constatar essa realidade.
Bandidos no ano passado em São Paulo dominaram a cidade com ataques aos policiais e civis matando por conta de nada. O que foi feito? O que o governador falou junto com as autoridades? Estava tudo sob controle, não se preocupem.
Só esqueceram de terminar a frase, sob controle dos bandidos.....
Qual o país que meus filhos e netos terão? Um país de merda com governantes de merda.
Não quero isso pra eles não mas também não tenho esperança de mudanças.
Nós estamos todos esquartejando o João Hélio todos os dias.
O homem é a evolução que não deu certo.
Luiz Alberto Monteiro 28/02/07

Um comentário:

Duilio disse...

Boa tarde Luiz!

Estive lendo seu blog e gostei muito das coisas que escreve, principalmente do cometário que fez no blog da Maysa sobre o filme "Ó Pai, ó".
Poucos pensam como vc!
Li outras coisas muito interessantes

Parabens!